Una na BahiaO município de Una na Bahia que tem praias exuberantes, rios, banho de lama negra, mata Atlântica e as corredeiras do rio Una.

As lindas praias de Una, quase inexploradas são margeadas por amplos coqueirais.

A colonização da região, que integrava a Capitania de Ilhéus, começou por volta de 1534, mas seu povoamento efetivo se deu muito tempo depois, na desembocadura dos rios Una e Maruim, com a chegada de colonos alemães, austríacos e poloneses, interessados no plantio de café. Na segunda metade do século XIX, teve início O cultivo de cacau.

Veja o mapa Costa do Cacau

O turismo é hoje para o município de Una na Bahia fonte de renda adicional, ao lado da produção de coco, açaí, cupuaçu, piaçava, dendê e palmito, A cidade possui restaurantes, pousadas e hotéis. As atrações são as belas praias desertas, as corredeiras do rio Una, boas para rafting, as trilhas da reserva e os passeios de barco nos rios.

Manifestações folclóricas como a puxada de rede, o boi duro (espécie de bumba-meu-boi) e o cordão de caboclos (dança afro-indígena) também atraem muitos turistas.

Ecoparque do Una – Criado em 1997 na APA do Una, destina-se a incentivar o turismo ecológico na região. Ali se encontra preservada uma importante parte da Mata Atlântica, com vegetação típica do sul da Bahia, habitat de animais, como o mico-Ieão-da-cara-dourada, o macaco-prego-do-peito-amarelo, o mico estrela, o veado mateiro, jaguatiricas, capivaras e guaxinins.

O parque dispõe de trilhas para caminhadas, cabana de descanso, lojinha de produtos regionais, banheiros asseados e deck flutuante para banho de rio. A sensação é a passarela suspensa entre a copa das árvores, a 22m de altura, com 100m de comprimento. Andando sobre ela você verá de perto pássaros e plantas.

Comandatuba
 - O povoado tem diversas pousadas, barzinhos, restaurantes e lojinhas de artesanato. Para conhecer o Balneario Ilha da Fantasia ou curtir a Praia de Comandatuba, atravesse o canal que separa o continente da Ilha de Comandatuba, onde fica o luxuoso Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba.

Um pouco mais ao sul, em Poxim da Praia, o Projeto Tamar desenvolve trabalhos de preservação de tartarugas marinhas.

[jwplayer config="myplayer" file=http://www.bahia.ws/videos/files/Hotel_Transamerica_Ilha_de_Comandatuba.flv image=http://www.bahia.ws/videos/files/Hotel_Transamerica_Ilha_de_Comandatuba.jpg html5_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Hotel_Transamerica_Ilha_de_Comandatuba.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Hotel_Transamerica_Ilha_de_Comandatuba.mp4"]



Pedras de Una - O povoado é antigo e seus habitantes são hospitaleiros. Passeio agradável de onde se pode alugar um barco, navegar pelo rio e chegar à bela praia de Itapororoca.

Corredeiras do Rio - Una Nas proximidades do povoado, é um passeio indicado para os que preferem banhos de rio.

Praias

Praia de Lençóis - Extensa, de ondas mansas, boa para banhos e caminhadas. Há pousadas nas proximidades…

Praia Itapororoca - Bonita, deserta, com ondas fortes. Muito procurada para pescarias.

Praia Independência - Deserta, boa para banhos e caminhadas.

Praia de Comandatuba - Cercada por imenso coqueiral, é uma praia extensa, boa para banhos e caminhadas.

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

You must be logged in to post a comment.