Prado na BahiaO município de Prado é o que dispõe de maior infra-estrutura turística na região.

Imponentes falésias de tons variados e rara beleza, intercalam-se com planícies, praias mansas de águas mornas e convidativas, piscinas naturais e coqueirais em seus 84 quilômetros de litoral.

O balneário de Cumuruxatiba, a queda d’água do Tororão e a aldeia de pescadores de Corumbau,  estão entre as mais disputadas atrações do município de Prado, no extremo sul da Bahia. Os passeios de escuna, propiciam momentos inesquecíveis para quem quer curtir a natureza.

Situada exatamente na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, Prado tem registrado em sua história o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, na foz do rio Cahy, antes de chegar a Porto Seguro.

Mais de  500 anos se passaram, e o cenário dessa região do Rio Cahy ainda é o mesmo do Brasil dos primeiros anos. As mesmas nuvens e os mesmos céus. Os mesmos ventos e o mesmo mar. Extensos colares de praias brancas, onde deságuam os mesmos rios. Barras verdes de matas e de mangues. Barreiras calcárias de tons rosa.

[jwplayer config="myplayer" file="http://www.bahia.ws/videos/files/Prado_Bahia.flv" image="http://www.bahia.ws/videos/files/Prado_Bahia.jpg" html5_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Prado_Bahia.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Prado_Bahia.mp4"]



Ruas coloniais, estreitas e calçadas com paralelepípedos, casario antigo e charmoso que data do  século XVII, abrigam desde residências, lojinhas e barzinhos, até restaurantes de primeira linha.

O litoral de Prado é todo recortado por quilômetros de falésias, gravadas num degradê de cores que variam entre o ocre, bege e vermelho, com vegetação rasteira cobrindo alguns pontos.

Veja o mapa da Costa das Baleias

Praias no município de Prado (do norte ao sul)

Praia Corumbau – Sua principal característica é um pontal de recifes longo (1,5 km), que avança pelo mar e desaparece quando a maré sobe. Há um farol, vila de pescadores, manguezais e muitos coqueiros. Boa para mergulho (no Recife dos Itacolomis, acesso de barco) e pesca. Tem hotel.

Praia da Tauá  – Com areias brancas e finas, tem falésias e coqueiros.

Praia da Barra do Caí  – Baía com falésias e de ondas razoavelmente fortes. Areia escura (monazítica), fina e fofa. Boa para a pesca (robalo), principalmente subindo o manso Rio Caí, de barco.

Praia Calambrião (ou do Arnaldo) – Semelhante à anterior. Acesso por fazenda.

Praia Imbassuaba – Enseada de ondas fracas, deserta, com falésias, coqueirais e amendoeiras sobre a areia escura e fina. Indicada para a pesca de linha, caiaque e windsurfe.

Praia do Moreira – Semelhante à anterior. Acesso por fazenda.

Praia do Rio do Peixe Pequeno e Grande  – Fica junto à barra de um riacho de águas límpidas. Tem ondas mansas e areias brancas e finas.

Praia Cumuruxatiba  – Enseada com areia batida, ondas fracas e água rasa (boa para caiaque). A costa é cortada por recifes (pesca de polvo e lagosta).

Na vila, com poucos recursos, há um píer abandonado de 650 m de extensão. Dali partem passeios de escuna até os Corais dos Pataxós e a Ponta do Corumbau. Há várias pousadas, dois campings e muitos bares.

Um vilarejo com pouco mais de 4000 mil habitantes, que fica no litoral Sul da Bahia, entre Prado e Porto Seguro. Um paraíso tropical que ainda conserva e faz questão de manter belezas naturais, cultura local, raízes e costumes.

Um lugar de belas praias, mas também de excelente culinária. Da roda de capoeira na praça à influência indígena que dá cara e forma à vila de pescadores.

Praia Dois Irmãos – Enseada de 700 m, batida por ondas fracas, procurada para windsurfe e caiaque. Tem areias monazíticas muito tinas e falésias.

Praia Areia Preta – Fica numa enseada de ondas fracas, onde deságua o cón’ego de mesmo nome. Tem grande concentração de areias monazíticas (escuras) que se contrapõem ao amarelo-pálido das pedras e falésias (de até 30 m de altura).

Praia Japara Pequena - Falésias e manguezal dificultam o acesso a essa enseada de águas tranqüilas e com areias monazíticas. Boa para mergulho e pesca.

Praia das Ostras
– De mar aberto, batida por ondas fracas e com faixa larga de areia clara e fina, cortada por vários córregos. Boa para a prática de windsurfe.

Praia Tororão – Enseada de águas verdes. areia fina e clara. Uma pequena cascata desce direto à praia num dos trechos de suas impressionantes falésias.

Praia Paixão – Nome sugestivo para essa pequena enseada de águas rasas. calmas e mornas. Tem recifes próximos da areia clara e fofa, falésias, pedras e um riacho. próximo das barraquinhas de petiscos . Acesso por uma pinguela, sobre o riacho. Tem pousadas.

Praia Viçosa (ou Amendoeira) – Uma amendoeira solitária marca essa praia reta, de areia clara e fofa e com falésias. É boa para a pesca de robalo.

Praia do Farol  – Extensa, tem areia acinzentada e pequeno riacho ao norte. Há um farol e trechos com falésias e recifes. Adeptos do trekking iniciam caminhadas do camping local até a cidade de Santa Cruz Cabrália. Tem hotel, pousadas e camping.

Praia da Lagoa Pequena e da Grande – Retas, de ondas bravias que batem em areia branca e fina. Passam por urbanização crescente e têm barracas de petiscos na orla. Na Lagoa Pequena há hotel.

Praia do Prado – São 2 km de areia fofa e dourada e um mar de ondas volumosas, que fica perigoso no meio do ano (com ventos fortes).

Há pousadas, restaurantes, bares e guarda-sóis de palha com mesinhas e bancos. Ao norte recebe o nome de Novo Prado, o bairro mais próximo, que também conta com boa infra-estrutura de pousadas e locais para comer, além de camping.

Praia da Barra – É batida por ondas fortes, ornamentada por alguns coqueiros e tem areia branca e fina. Para alcançá-Ia é preciso atravessar o Rio Jucuruçu.

Praia do Quati – Esta enseada de águas mansas e rasas conta com vegetação de restinga e coqueiros sobre areia fina e solta. Mar rico em polvos e lagostas.

Praia Guaratiba – Enseada extensa – 3 km -, sem sombra, com areia fofa e dourada e batida por ondas de repuxo. É deserta, com exceção de casas muito simples de pescadores. Pesca: robalo.

Guia de Turismo de Prado na Costa das Baleias

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

You must be logged in to post a comment.