Praia de Pipa - Litoral Sul RN

Praia de Pipa

Dunas, lagoas, coqueiros, praias com falésias e um mar que, protegido por trechos de corais, forma agradáveis piscinas naturais na maré baixa.

Essa é a paisagem típica do litoral sul do Rio Grande do Norte, com acesso fácil pela Rota do Sol (RN-063), estrada que margeia o litoral de Natal até a Pipa, passando por agradáveis praias urbanizadas, como Pirangi do Norte e do Sul, ou mais desertas, como Búzios, Barra de Tabatinga, Guaraíras, Tibau do Sul, do Madeiro e do Curral.

Quem preferir seguir direto para a famosa praia da Pipa, o melhor acesso é pela rodovia BR-101.

A região abrange os municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, este com um rico artesanato, além de Tibau do Sul e Canguaretama, cidade onde estão o antigo Engenho Cunhaú, ativo na primeira metade do século XVII, e o povoado de Vila Flor, com casario do século XVIII.

Veja o mapa turístico do Rio Grande do Norte

PIRANGI NO LITORAL SUL RN

O passeio de escuna para as praias de Pirangi do Norte e do Sul, Búzios e Cotovelo é bastante procurado por excursões. Dura duas horas e meia e tem parada para mergulho com snorkel em parrachos de Pirangi, uma extensão de recifes, onde é possível ver pequenos peixes que habitam os corais.

O famoso cajueiro de Pirangi fica na praia de Pirangi do Norte. A árvore com idade estimada em 110 anos – a espécie vive cerca de quatrocentos – tem 8400 metros quadrados de copa.

[jwplayer config="myplayer" file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn.flv" image="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn.jpg" html5_file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn.mp4"]



De galhos extensos e pesados, produz de 70 a 80 mil cajus na temporada de novembro a janeiro. Continua a crescer e extrapola os limites do quarteirão que ocupa (av. Dep. Márcio Marinho, ou praҫa do Cajueiro, s/n).

Próximo do cajueiro, no ateliê Inhepoan, de José Pereira Barbosa, vendem-se peças de cerâmica, como pratos, bandejas e canecas, que se misturam à cajuína, aguardente com caju, vendida em charmosas garrafinhas de barro (rua do Cajueiro, 100, Pirangi do Norte).

ARTESANATO DE NÍSIA FLORESTA

O município de Nísia Floresta, a 43 quilómetros de Natal, com acesso pela RN-063 ou pela BR-101, sobressai pelos camarões graúdos de sua lagoa homónima e, principalnente, pelo artesanato.

A Associação de Labirinteiras de Campo de Santana reúne 24 mulheres que todas as tardes se encontram para produzir o labirinto, a famosa renda nordestina tecida num bastidor de madeira segundo técnicas tradicionais.

Elas abastecem a vitrine da associação e também atendem a encomendas da capital fabricando toalhas, caminhos-de-mesa e até vestidos (rua Deodécio Anselmo, 11).

A Associação de Rendeiras de Alcaçuz, por sua vez, é formada por 23 mulheres que fazem renda de bilro, tecendo peças com motivos variados e surpreendentes – abacaxi, porta de igreja, pingo de chuva, entre outros (rua Projetada, s/n).

Na Cachaça Artesanal de Alambique Papary pode-se degustar e comprar cachaça em um ambiente de engenho, numa acolhedora casinha de cor laranja.

A bebida é produzida na Fazenda Brasileira Augusta, cujos alambiques podem ser visitados mediante agendamento (RN-063, s/n, Fazenda Brasileira Augusta, Timbo, a 7 km de Nísia Floresta).

PIPA NO LITORAL SUL RN

Pipa, distrito de Tibau do Sul, é destino de quem procura praias bonitas e diversão noturna. A beleza natural se deve às falésias e ao mar límpido, com trechos agitados e outros mais calmos.

O movimento fica por conta da vasta oferta de restaurantes, bares, cafés, lojas e pousadas que se espalham pelas ruas da antiga vila de pescadores, descoberta há pouco mais de vinte anos por surfistas.

Distante 82 quilômetros de Natal, Pipa acorda tarde (antes das 11 horas as lojas não abrem) e dorme tarde (os bares ficam abertos madrugada adentro).

Nem tudo, porém, é agitação: ao lado de trechos movimentados, como a praia da Pipa, há faixas de orla deserta, perfeitas para quem busca sossego, como a praia das Minas.

Na alta temporada, o turista pode ver o folguedo do grupo do mestre Geraldo Cosme, único representante da região do coco-de-zambê (dança folclórica acompanhada do som de tambores) , que se apresenta em hotéis da Pipa e de Tibau do Sul.

PRAIAS

Situada no centro, a praia da Pipa é a que dispõe da melhor infra-estrutura e costuma ficar lotada na alta temporada. Grandes piscinas naturais de água morna surgem sobre os recifes na maré baixa.

[jwplayer config="myplayer" file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de pipa.flv" image="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de pipa.jpg" html5_file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de pipa.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de pipa.mp4"]

A praia do Amor, nas proximidades, ganhou esse nome porque a faixa de areia parece formar um coração.

Tanto na praia do Amor como na próxima, do Moleque, mais ao sul, a maré baixa faz emergirem piscinas rasas sobre os recifes e pedras, de onde é possível observar peixes, polvos e crustáceos. Com a maré cheia, há trechos bons para o surfe.

O acesso a essas praias se dá pela escadaria cravada nas falésias que as emolduram ou a pé, a partir da praia da Pipa.

Na pouco frequentada praia das Minas, cercada de falésias altas, a paisagem mais selvagem, com mar forte, é alcançada por precária escada nas falésias.

SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA

Na área particular de 120 hectares de mata atlântica preservada existem doze trilhas curtas e sinalizadas, com níveis variados de dificuldade. Pelo caminho do Santuário, vêem-se árvores (cajueiros e muricis, entre outras) com plaquetas de identificação das espécies.

Recomenda-se usar repelente durante as caminhadas. A trilha Caminhos dos Piratas é uma das mais difíceis, com descida por escada de madeira até a praia do Madeiro (deve-se voltar da praia antes das 16h, pois os portões do Santuário fecham às 17h).

O Passeio da Peroba é um caminho que margeia as falésias da Ponta do Madeiro e dá acesso ao Mirante das Tartarugas, que, à direita, dá vista para a plácida baía dos Golfinhos – onde se assiste à passagem de botos-cinza (Sotalia fluviatilis) – e, à esquerda, para a enseada do Madeiro. Estrada Goianinha-Pipa, km 23, Praia de Pipa, Tibau do Sul.

PASSEIO DE BUGGY ATÉ A PARAÍBA

O passeio de buggy de Pipa a Sagi, praia na divisa com a Paraíba, parte do Chapadào, 110 alto das falésias, e oferece bela vista do mar, das praias do Amor, do Moleque e das Minas.

A partir da Ponta do Cabo Verde, extremidade de terra em formato de barril (ou uma pipa) – é por isso que a praia tem esse nome – , o trajeto é feito pela areia das praias.

A primeira é a de Sibaúma, extensa e com mar mais calmo. Em seguida, atravessa-se a balsa sobre o rio Catu até a bonita praia de Barra de Cunhaú. Outra balsa sobre o rio Curimataú conduz à praia dos Coqueiros, extenso areal branco repleto de coqueiros e com mar manso.

Aproximando-se da baía Formosa, novamente se vêem trechos de areia branca rodeados por falésias e pedras. Nela, há faixa de águas calmas, protegidas por recifes, e um trecho mais agitado, adequado para a prática de surfe, além de um pequeno porto e um mirante para a baía e seus barquinhos e para a praia dos Coqueirais.

É pela baía Formosa o acesso à Mata Estrela, maior remanescente de mata atlântica do Rio Grande do Norte, com 2039 hectares que incluem vegetação de restinga , dunas e lagoas como a Coca-Cola, de cor escura, bem como exemplares genuínos de pau-brasil.

Próximo, fica o rio Sagi, estreito e de águas escuras, onde se pode tomar um banho e apreciar o manguezal. Com sorte pode-se ver o peixe-boi-marinho Xuxu, que de tanto aparecer por essas águas ganhou um nome. Do outro lado do rio está a baía da Traição,já na Paraíba.

[jwplayer config="myplayer" file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de Sagi.flv" image="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de Sagi.jpg" html5_file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de Sagi.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/rio-grande-do-norte/litoral-sul-rn-praia de Sagi.mp4"]

Guia de Turismo e Viagem do Litoral Sul do R.N.

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

You must be logged in to post a comment.