Laranjeiras SergipeLaranjeiras, a 23 quilometros de Aracaju, foi fundada em 1594. Em 1701 , os jesuitas ergueram no lugar onde a cidade nasceu a capela de Santo Antonio e a primeira residencia da ordem, conhecida como Retiro.

Tombado pelo Iphan, o conjunto situa-se a cerca de 1 quilómetro do centro e, embora em propriedade privada, esta aberto a visitaҫão, desde que se agende com 48 horas de antecedencia (Fazenda Brandão, s/n, zona rural).

Igualmente tombada como patrimonio histórico, a igreja de Nossa Senhora da Conceiҫão, erguida em 1743, e um dos monumentos de maior valor cultural do estado. Pode ter sido a última construҫão dos jesuítas em Sergipe, já que em 1759 a Companhia de Jesus foi expulsa da Colonia.

Repare no rico trabalho de entalhe na pedra, na portada da entrada (Rua da Comandaroba, s/n, zona rural, a cerca de 1 km do centro). Para conhece-la, deve-se contatar a Secretaria de Cultura e Turismo, que agenda visita monitorada.

Tambem na Secretaria são agendadas as visitas a igreja matriz Sagrado Coraҫão de Jesus, no centro de Laranjeiras. Aberta em 1790, a construҫão ainda mantém o traҫado original, embora tenha passado por muitas reformas (praҫa Dr. Hercílio Diniz Gonҫalves, s/n).

A igreja do Bom Jesus dos Navegantes, fincada no alto de uma colina, foi entregue aos fieis em 1905 e atrai visitantes que desejam ter uma vista panoramica da cidade e do leito do rio Cotinguiba.

Como o lugar e um pouco ermo, convém entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, que agendará um horário e indicará uma pessoa para acompanhar a visita (rod. Walter Franco, s/n, na entrada da cidade).

[jwplayer config="myplayer" file="http://www.bahia.ws/videos/sergipe/laranjeiras-se-guia-turismo.flv" image="http://www.bahia.ws/videos/sergipe/laranjeiras-se-guia-turismo.jpg" html5_file="http://www.bahia.ws/videos/sergipe/laranjeiras-se-guia-turismo.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/sergipe/laranjeiras-se-guia-turismo.mp4"]



A cidade tambem conta com museus interessantes. Com um acervo variado, que testemunha a presenҫa do negro na cultura do pais, O Museu Afro-Brasileiro é uma das melhores atraҫões de Laranjeiras. Funciona num imponente sobrado, com salas dedicadas a temas específicos.

A primeira sala, por exemplo, volta-se para a economia da cana-de-aҫucar, outra exibe instrumentos utilizados para torturar e castigar os escravos. No segundo andar, há um ambiente dedicado a religião. A visita pode ser monitorada (Rua José do Prado Franco, 70).

No Museu de Arte Sacra de Laranjeiras destaca-se um harmonio alemão do seculo XVII. Revestido de ouro, o instrumento ainda emite alguns sons.

Um aspecto raro e positivo: o museu dispõe de certa estrutura para receber portadores de deficiencia fisica (praҫa Dr. Heráclito Diniz Gonҫalves, 39).

FESTAS REGIONAIS

Laranjeiras em Sergipe é famosa pelo culto as manifestaҫões populares. Há trinta anos serve de palco para o Encontro Cultural, o mais importante evento do genero no estado e referencia da arte popular nordestina.

Durante o encontro, a cidade de Laranjeiras em Sergipe  apresenta ao publico o seu singular folclore.

Entre os varios festejos, vale mencionar a taieira, realizada no mes de janeiro, no dia de Reis, em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um exemplo formidável do sincretismo entre a religião católica e os cultos africanos.

Outra manifestaҫão folclórica significativa são os folguedos Lambe-Sujo e Caboclinho, que relembram a epoca dos quilombos. Os grupos saem as ruas no segundo domingo de outubro, ao som percussivo do timbau, da cuica, da caceteira e do tabaque.

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

You must be logged in to post a comment.