Rio de Contas Quando ouvimos falar na Chapada Diamantina, a cidade que vem logo a nossa cabeça é Lençóis -BA, que já por esse motivo se torna a primeira opção de viagem para a Chapada, fazendo que toda a leva de turistas optem por ela que tem uma estrutura voltada para eles.

Mas quando viajamos, queremos tranqüilidade, não queremos achar atrações e trilhas abarrotadas de pessoas.

Por isso Rio de Contas é uma cidade com grandes atrações que não perde nem um pouco para outras cidades da Chapada (Lençóis, Andaraí, Igatu e Mucugê), mas com o diferencial de ainda não ser tão conhecida, o que nos proporciona passeios muito mais agradáveis, com o atendimento de guias e boas conversas com moradores.

Veja o mapa Chapada Diamantina

Rio de Contas é uma cidade onde aventura e história andam juntas, ela possui uma incrível arquitetura barroca tombada pelo patrimônio histórico, povo hospitaleiro e beleza exuberante.

[jwplayer config="myplayer" file=http://www.bahia.ws/videos/files/Rio_das_Contas.flv image=http://www.bahia.ws/videos/files/Rio_das_Contas.jpg html5_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Rio_das_Contas.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Rio_das_Contas.mp4"]



Cachoeiras, trilhas, picos de até 2000 m de altura e uma grande variedade em sua flora fazem parte do município baiano. No Carnaval Rio de Contas se transforma em uma grande festa, não podemos esquecer que Rio de Contas fica na Bahia!

Curiosidades

Rio de Contas é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, com arquitetura do século XVII, preservada. Foi a primeira cidade planejada do Brasil, em 1745, época do apogeu do ouro que parecia inesgotável.

Antiga Casa da Câmara e Cadeia (Atual Forum)

Antiga Casa da Câmara e Cadeia (Atual Forum)

Rio de Contas abriga comunidades de descendentes de portugueses que só se casam entre si. Eles ficam a 1500m (acima do nível do mar); já as duas comunidades negras descendentes de africanos estão em outra área, a 1050m.

O arquivo histórico municipal de Rio de contas tem interessantes documentos, como cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos.

A rica flora fez com que em 1974, mais de 100 pesquisadores ingleses e brasileiros realizassem um estudo sobre a variedade local. Foram registradas mais de 1100 espécies e mais de 100 desconhecidas.

Bahia.ws é o maior guia de turismo e viagem da Bahia e Salvador.

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

You must be logged in to post a comment.