Vale do PatiO trekking no Vale do Paty é considerado um dos mais bonitos do país.

Os apaixonados por trekking podem escolher desde as trilhas mais leves com poucas horas de caminhada, até uma inesquecível aventura de até seis dias ao redor do Vale do Paty. Um lugar fantástico, que mistura os raros exemplares da vegetação serrana com toda exuberância da caatinga.

Mapa das Trilhas e Pontos Turísticos da Chapada Diamantina

O trajeto exige um bom preparo físico, mas durante a trilha, a dificuldade de encarar morros íngremes e matas fechadas vira uma motivação a mais para desafiar e desvendar as dezenas de cachoeiras espalhadas por todo o vale.

[jwplayer config="myplayer" file=http://www.bahia.ws/videos/files/Vale_do_Pati_Trekking.flv image="http://www.bahia.ws/videos/files/Vale_do_Pati_Trekking.jpg" html5_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Vale_do_Pati_Trekking.mp4" download_file="http://www.bahia.ws/videos/files/Vale_do_Pati_Trekking.mp4"]



Alguns guias fazem o admirável trabalho de instruir seus grupos à não usarem shampoo, sabonetes e óleos bronzeadores durante o percurso das trilhas, abrindo exceções quanto a protetores solares, hidratantes, e sabão de coco.

Com seu reinado contestado, a maior cachoeira do Brasil – a Cachoeira da Fumaça – com seus soberanos 340 metros de altura, permite ser visitada por cima ou explorada por baixo.

Veja o mapa Chapada Diamantina

Como em um conto de fadas, mas com a dureza de uma caminhada desafiadora de três dias, a trilha por baixo envolve seus aventureiros em um interminável jardim de bromélias e orquídeas, decorando com criatividade as fissuras rochosas escorregadias e extremamente perigosas.

O leito úmido de diversos rios compõe grande parte da complicada trilha, revelando um impressionante paredão sem saída, que jorra suas águas aos devaneios de um vento forte e confuso – espalhando suas gotículas em todas as direções, e assim fazendo juízo ao seu nome de batismo.

Para chegar a sua garganta deve-se percorrer uma trilha de aproximadamente três horas de caminhada, acessível através do Vale do Capão, um vilarejo composto por diversas famílias de agricultores.

Imponente pela sua distância de 13 quilômetros de comprimento, o vale, além de ser o acesso mais próximo à Cachoeira da Fumaça, tem como recepcionista em sua entrada o Morrão, um imenso conglomerado de rochas sedimentares, em cujo cume costuma-se organizar vigílias de ufólogos e curiosos para avistar aparições de objetos voadores não identificados.

Trekking no Vale do Paty

O trekking do Vale do Paty é considerado um dos mais bonitos do país. O percurso vai do povoado do Guiné até Andaraí, passando pelo Gerais do Vieira, Gerais do Rio Preto, Morro do Castelo, Cachoeirão e no final ainda visitaremos a cachoeira da Fumacinha.

Vale do Paty - Mucugê

Vale do Paty

Lindo, extenso e profundo, o Vale do Pati é considerado um dos vales mais bonitos do mundo. Esculpido em quartzito rosa, suas encostas são cobertas por mata atlântica, o que o torna mais especial.

Escondido, com acesso restrito, (Não existe estrada para carro) o Vale do Pati conheceu seus primeiros moradores no começo do século XX. Uma seca muito forte na região foi o motivo que levou os nativos dos arredores a buscarem no Vale fértil e úmido a sobrevivência.

Com o fortalecimento da cultura do café, o Vale do Paty junto com o Vale do Capão tornaram-se os maiores produtores de café da região. É nesse período que o Vale conhece o apogeu, contando com mais de dois mil moradores, um centro comunitário, comercio e igreja.

O café também foi o motivo de sua decadência , quando a política republicana da época, resolve estatizar e erradicar a cultura cafeeira para

majorar os preços no mercado mundial. Essa política da inicio ao êxodo da maioria dos seus habitantes, e conseqüentemente o Vale recupera

Vale do Capão - Chapada Diamantina

Vale do Capão

suas matas, que foram subtraídas para dar lugar as plantações de café.

Hoje o Vale do Paty e protegido por seus moradores que não chegam a 50 pessoas e pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Para manter o equilíbrio ecológico do Vale do Paty, com seus resistentes moradores, nós da Terra Chapada desenvolvemos os serviços de transportes, hospedagens e alimentação, evitando outras atividades mais impactantes como pecuária, agricultura, caça e extrativismos de palmito e madeira.

Bahia.ws é o maior guia de turismo e viagem da Bahia e Salvador.

Tags

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment

 

You must be logged in to post a comment.